Aplicativos B2B: Otimização da App Store

Quando o mundo dos negócios – e, mais recentemente, o mundo em geral – passa por mudanças, as empresas que se adaptam são as que sobreviverão à concorrência.

Como o ecossistema de aplicativos é afetado pelas mudanças nas tendências móveis e pelos efeitos de amplo alcance do COVID-19, as empresas precisam de novas estratégias para alcançar os consumidores. Para empresas com aplicativos, a otimização da loja de aplicativos (ASO) se tornou mais importante do que nunca – especialmente para empresas B2B, que devem otimizar para clientes empresariais.

Agora que a demanda está crescendo por teletrabalho, chat em equipe e aplicativos móveis de rastreamento de funcionários, é o momento perfeito para os desenvolvedores de aplicativos B2B investirem em ASO.

O potencial da ASO


A otimização da loja de aplicativos é valiosa no marketing móvel porque melhora a descoberta orgânica e ajuda os aplicativos a obter mais instalações. Com a otimização adequada, um aplicativo pode indexar mais alto nos resultados da pesquisa, melhorando muito a probabilidade de ser instalado.

Por que os resultados da pesquisa são importantes? A pesquisa tem sido consistentemente responsável por 70% da descoberta de aplicativos desde 2017, de acordo com a Apple, e esse número está se mantendo. Os desenvolvedores de aplicativos que desejam alcançar o máximo de usuários precisam otimizar a visibilidade nos resultados de pesquisa da App Store e da Play Store.

As empresas que usam o ASO para melhorar a classificação de pesquisa de seu aplicativo têm maior probabilidade de ganhar novos usuários.

O impacto das transições recentes para trabalho em casa é claro: as classificações de aplicativos de teleconferência aumentaram significativamente devido aos bloqueios exigidos pelo COVID, enquanto os aplicativos de busca de empregos (anteriormente no topo de sua categoria) caíram.


Impacto do COVID-19 na classificação da categoria iOS (categoria: negócios)

Quando essa mudança repentina acontece, como você trabalha ou se recupera das mudanças que ela traz? Se você deseja que seu aplicativo cresça, será necessário implementar uma estratégia de ASO de sucesso.


Analisando seu aplicativo e oportunidades

Ao iniciar o processo ASO, você precisará considerar vários fatores que influenciam como você posiciona seu aplicativo nas lojas de aplicativos.

Segmentação de público

O que seu aplicativo faz e para quem ele se destina? A primeira coisa que os usuários precisam saber quando encontram um aplicativo é o que ele fornecerá a eles. Você deve transmitir os usos e a finalidade de seu aplicativo a usuários em potencial.

Seu produto B2B oferece uma lista de tarefas ou rastreadores de tempo para representantes de RH? É um aplicativo de fatura para equipes financeiras? O aplicativo é multifacetado, feito tanto para líderes de equipe quanto para membros da equipe?

Compreender os principais recursos do seu aplicativo ajuda a direcionar os usuários que estão procurando por sua funcionalidade específica. Crie uma estratégia para seu público e, ao mesmo tempo, concentre-se nos recursos que eles desejam.

Conhecer seu público orientará suas decisões sobre como apresentar o aplicativo em suas capturas de tela e descrição. Além disso, pode ajudá-lo a se concentrar na segmentação de palavras-chave diretamente relevantes para seus usuários.

Segmentação por palavra-chave

Palavras-chave são o fator mais importante para determinar em quais pesquisas seu aplicativo aparece. Considere para quais termos você deseja que seu aplicativo apareça nas pesquisas. Quais palavras-chave são relevantes para o aplicativo e seu público? Eles têm alto volume?

Considere palavras-chave que sejam relevantes para aplicativos B2B. Seu aplicativo é focado em comunicações empresariais? Trabalho a partir de casa? Pesquise o volume de palavras-chave e aplicativos concorrentes para garantir que você está alvejando palavras-chave relevantes que podem ajudá-lo a crescer.

No entanto, as tendências de pesquisa nas lojas de aplicativos não são as mesmas da web. Pesquise seus termos usando o software ASO em vez de ferramentas da Web (como o Google Keyword Planner) ou os dados que orientam suas atualizações serão corrompidos.

Pesquisa Concorrente

Com quais outros aplicativos B2B você está competindo, como eles se classificam e quais palavras-chave eles almejam? A análise do concorrente é crucial para o desenvolvimento de uma estratégia ASO adequada.

Embora você não deva simplesmente copiar tudo o que outros aplicativos em sua categoria estão fazendo, você pode identificar tendências ou designs que aplicativos B2B de sucesso usam e tirar deles para se inspirar.

Metadados e otimização de conversão

A otimização dos metadados da lista da loja aumentará o tráfego de pesquisa. Estruture-o para segmentar termos e frases relevantes: se seu aplicativo for relevante para os termos que você segmenta, você melhorará as classificações de seu aplicativo nos resultados de pesquisa.

Ao mesmo tempo, o volume de pesquisa deve ser considerado. Os termos e frases de alto volume fornecerão mais tráfego, mas você deve garantir que esses termos se relacionem ao público B2B em vez de aos consumidores em geral. O volume de palavras-chave pode não gerar alto tráfego se o aplicativo não for atraente para os usuários que procuram esses termos.

Em alguns casos, é eficaz segmentar termos de baixo volume com alta relevância para seu aplicativo. Isso pode ajudá-lo a se concentrar em um nicho, mas em um público específico que pode fornecer usuários antigos e de alta qualidade.

Definir os termos certos pode ajudar seu aplicativo a ganhar mais visibilidade. Ao reservar um tempo para pesquisar palavras-chave, você pode garantir que seu aplicativo B2B alcance o público-alvo de negócios que precisa atingir.

Conversão e geração de cliques

Como a otimização de metadados influencia suas classificações? Sua classificação nas primeiras posições para cada palavra-chave é determinada pelas taxas de cliques – o número de usuários que clicam nos detalhes do seu app ou instalam o aplicativo ao vê-lo na loja.

À medida que seu aplicativo ganha mais cliques, sua classificação aumenta. Quanto mais sua classificação aumenta, mais usuários o veem e mais cliques ele tem potencial para ganhar.

Os aplicativos B2B enfrentam um desafio distinto aqui. Como normalmente são direcionados a um público específico, e não a um amplo público de consumidores, eles exigem segmentação focada. Uma instalação de seu aplicativo B2B do usuário errado pode levar a desinstalações rápidas ou análises negativas.

Os proprietários de aplicativos B2B devem garantir que seus elementos criativos sejam otimizados. Se seus metadados forem otimizados e os usuários puderem encontrar seus detalhes do app, eles ainda terão que decidir se instalarão o aplicativo. A otimização para conversão pode aumentar as chances de os usuários instalarem seu aplicativo, estabelecendo relevância por meio de ativos criativos, como ícones, capturas de tela e vídeos. Para obter downloads do público certo, certifique-se de que esses ativos transmitam o que seu aplicativo faz e para quem se destina.

As estratégias de otimização de criativos podem incluir …

  • Usando palavras-chave na cópia da captura de tela
  • Apresentando propostas de valor
  • Exibindo recursos exclusivos em cada captura de tela e vídeo

Usar as melhores práticas pode mostrar que um aplicativo é relevante, atualizado e eficaz. Expandir isso adaptando seu criativo ao público certo torna o aplicativo mais atraente para empresas que buscam novas soluções.

Visibilidade Paga

Campanhas pagas, como Apple Search Ads, podem melhorar ainda mais seu alcance e gerar cliques. Você pode dar um lance em uma determinada palavra-chave ou intervalo de termos relacionados a um conceito comum; dessa forma, você pode se concentrar em garantir que seu aplicativo apareça em pesquisas de resultados relevantes.

Quando seu aplicativo aparece como um anúncio de pesquisa para os termos em que você licitou, os cliques obtidos lá contarão para melhorar sua classificação orgânica, o que também melhorará a visibilidade orgânica e as instalações, mesmo fora de seu marketing pago.

Para aplicativos B2B, uma estratégia paga deve direcionar pesquisas específicas relevantes para o seu vertical e demográfico. Ele pode dar um impulso ao seu aplicativo e destacá-lo em pesquisas contra pesos pesados, como Zoom e GoToMeeting, enquanto também aumenta sua classificação orgânica.

Fonte

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