Como a automação de SMS oferece suporte à transformação digital

Se 2020 nos ensinou alguma coisa, é que as empresas precisam capitalizar na transformação digital agora. O mundo e seus clientes não vão esperar por você; e, se você não tomar cuidado, pode ser deixado para trás.

Em 2021, essa capitalização pode significar dinamizar estratégias e adotar soluções automatizadas para atender melhor seus clientes no longo prazo.

A pandemia acelerou em vários anos a adoção da tecnologia digital, à medida que as empresas digitalizam cada vez mais as interações com os clientes para se manterem competitivas em uma economia volátil.

Nesse sentido, o uso de marketing de SMS nas estratégias de B2B cresceu 197% de 2015 a 2017 e continua sendo um canal expansivo que pode ajudá-lo a ganhar vantagem sobre os concorrentes.


Por natureza, as mensagens de texto são pessoais e parecem humanas – quando bem feitas. O SMS não é apenas um canal de comunicação; também é uma ferramenta altamente estratégica que você pode implementar nos negócios, especialmente quando o SMS é combinado com a automação.

A automação de SMS pode transformar os negócios, aumentando a eficiência por meio de processos de comunicação e fluxos de trabalho personalizados.


A jornada do cliente B2B envolve o cultivo de relacionamentos, uma vez que pode ser um processo complicado e demorado. É exatamente por isso que você precisa adotar estratégias para envolver aqueles que estão no processo de compra de forma rápida, eficiente e conveniente nos canais com os quais estão mais familiarizados.

Comunicação digital em uma economia COVID

Durante a pandemia COVID-19, as empresas tornaram-se ainda mais dependentes do poder das soluções digitais. A tecnologia que nos permitiu ficar em contato com amigos e familiares é também a tecnologia que nos permitiu manter relacionamentos comerciais sólidos e nos conectar com os clientes.

A transformação digital não se trata apenas do benefício de curto prazo, no entanto; trata-se também de preparar seus negócios para o futuro e construir uma estratégia sustentável de longo prazo. Além do COVID, as empresas devem manter o ímpeto para dar suporte à sua própria aceleração digital em uma tentativa de permanecer relevantes.

Mesmo há quatro anos, 80% dos compradores B2B usavam seus celulares no trabalho, 60% disseram que continuariam a aumentar o uso do celular e 60% relataram que o celular teve um papel significativo nas compras recentes.

Tecnologia escalável que cresce com o seu negócio

Se seus compradores incorporarem a tecnologia móvel em seus processos de trabalho diários, faz sentido que você também o faça.

Para fornecer uma experiência digital perfeita para seus clientes e consumidores, você precisa se comunicar e interagir com eles nas plataformas que eles mais usam. Os clientes desejam respostas em tempo real por meio de canais diretos, e o SMS fornece a rapidez e o acesso que desejam.

A integração de soluções digitais escalonáveis ​​tem sido fundamental para o sucesso dos negócios. À medida que as empresas contam cada vez mais com a comunicação digital, o SMS se tornou uma das formas mais dinâmicas de construir relacionamentos comerciais.

Felizmente, existem opções para todos os tipos de orçamentos e habilidades tecnológicas, desde APIs de SMS flexíveis para desenvolvedores até aplicativos sem código, como Zapier e HubSpot, que podem ser integrados em minutos.

É tudo uma questão de adotar uma abordagem personalizada e conversacional para suas comunicações – seja em marketing, vendas ou canais de suporte. Ao usar a automação de SMS para vários pontos de contato, você pode agilizar os processos de comunicação e estimular os clientes ao longo da jornada de compra.

Como as empresas podem começar a implantar a automação de SMS com sucesso

A introdução de novas ferramentas pode ser um processo difícil para empresas de qualquer tamanho. Mas, na minha experiência, torna-se mais fácil quando você começa a bola rolar: depois de implementar com sucesso a funcionalidade SMS e automação dentro de um processo de comunicação, é fácil estendê-lo a outras partes do negócio.

Aqui estão quatro pontos a serem considerados ao adicionar automação SMS à sua estratégia de comunicação mais ampla.

1. SMS e experiência do cliente

Enviar mensagens de texto é uma experiência interativa que pode preencher a lacuna entre sua equipe de vendas e seus clientes. Qual a melhor maneira de construir um relacionamento do que se comunicar por meio de um canal que imita o diálogo humano?

Entregues diretamente para o aparelho do cliente, as mensagens de texto fornecem uma linha direta para os clientes em potencial em qualquer estágio do funil de vendas. Ao facilitar uma conversa individual com nuances, você garantirá que seus leads se sintam valorizados como indivíduos e aumentará suas chances de cultivar o relacionamento comercial.

2. Processos de comunicação automatizados

Nutrir leads pode ser um processo desafiador. Freqüentemente, há muitos leads e muitos pontos de contato para manter o controle. É aí que a automação realmente brilha, especialmente as integrações sem código que funcionam com base em ações e gatilhos.

Ao automatizar os processos de comunicação, as empresas podem envolver os destinatários de forma consistente no momento perfeito, ao mesmo tempo que reinvestem recursos em tarefas críticas.

A automação de SMS permite que as empresas enviem mensagens com base no comportamento de seus clientes, enviando-lhes a mensagem certa na hora certa. Mesmo se uma empresa tiver pouco tempo ou poucos recursos, a automação de mensagens permite que ela envie respostas relevantes e úteis, como estas:

  • Acompanhamento de envio de formulário
  • Lembretes de compromissos
  • Notificações de fatura
  • Confirmações de pedidos
  • Mensagens de marketing personalizadas
  • Recursos para auxiliar na inscrição

3. Segmentação e personalização de conteúdo SMS

Como acontece com qualquer canal de marketing, segmentar suas comunicações de forma eficaz é essencial ao enviar campanhas de SMS. Manter suas mensagens o mais personalizadas e relevantes possível garante que suas taxas de cliques e conversões permaneçam altas; além disso, você não incomoda clientes em potencial com conteúdo irrelevante para eles.

No ambiente competitivo atual, não é suficiente personalizar o conteúdo com o nome de um cliente. Para obter os melhores resultados, você deve direcionar suas campanhas de SMS – seja por nicho do setor, função dentro de uma empresa, pontos problemáticos específicos ou segmentos baseados em comportamento.

Existem muitas maneiras de segmentar suas mensagens SMS para garantir que cada campanha ou notificação tenha um propósito específico e gere resultados.

4. Fornecendo valor para seus clientes com automação de SMS

Depois de acertar sua segmentação, você pode começar a construir sua estratégia de comunicação de SMS com intenção.

Quando um cliente ou lead se inscreve em seu banco de dados SMS, você deve fornecer informações valiosas e relevantes para suas necessidades comerciais específicas.

Com apenas 160 caracteres, um SMS pode transmitir sua mensagem e envolver o destinatário de forma concisa. Isso é feito facilmente quando cada campanha, mensagem individual ou conversa bidirecional tem um objetivo em mente. Pergunte a si mesmo: “Que ações você deseja que os leads realizem depois de ler sua mensagem de texto? Essa mensagem é valiosa para o destinatário final?”

Aqui estão algumas mensagens informativas e valiosas que você pode enviar:

  • Novas atualizações de produtos
  • Descontos e ofertas personalizados
  • Respostas para perguntas comuns
  • Links para novas postagens de blog, webinars e outros conteúdos
  • Pesquisas de satisfação do cliente
  • Pesquisas de mercado
  • Anúncios de relações públicas

Construindo Relações Comerciais Fortes

Os principais pilares de uma estratégia de vendas B2B de sucesso são relacionamentos e pessoas. Promover relacionamentos fortes é uma forma eficaz de expandir seus negócios, e a comunicação desempenha um papel significativo na construção de relacionamentos.

Ao longo do processo de compra, mantenha os tomadores de decisão como seu foco principal e comunique-se de uma forma que pareça natural, humana e envolvente. O SMS conecta você em conversas em tempo real e garante que o destinatário se sinta como se fosse uma pessoa. Não há outro canal de comunicação que possa replicar esse nível de familiaridade e imediatismo.

Você não está apenas tentando ganhar negócios ou fechar uma venda; você está conquistando as pessoas. Falando com seus pontos de dor, conectando-se com eles em seus nível, e onde elas gastar o máximo de tempo, você posicionará sua empresa e sua equipe como uma oportunidade de parceria confiável.

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